[info PT] Triplicou o número de brasileiros em Portugal pedindo ajuda para retornar

De acordo com o programa de retorno Árvore, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), os pedidos de ajuda de cidadãos brasileiros junto ao Consulado do Brasil em Lisboa para voltar ao país mais do que triplicou.

De janeiro a outubro de 2022 foram registrados 687 pedidos. Segundo o programa Árvore, este número se assemelha aos do início da pandemia.

Aliás, neste momento, o aumento de pedidos de retorno voluntário se deve à inflação muito elevada (acima de 9% ao ano), subidas no preço dos imóveis (tanto para compra quanto para arrendamento), e uma taxa de desemprego acentuada.

Além destes fatores, o programa também identificou que alguns dos imigrantes que se candidataram ao apoio não se planejaram suficientemente para residir em Portugal.

[info PT] Triplicou o número de brasileiros em Portugal pedindo ajuda para retornar

Isto porque, depois de um tempo, perceberam que a realidade era diferente da que imaginavam e que o processo para se estabelecer no país não era simples.

Alguns chegaram a cancelar a passagem de volta ao Brasil após a entrada em Portugal e, depois de não se terem adaptado, não conseguiram pagar as passagens de regresso.

Contudo, com a criação do novo visto para procura de trabalho, lançado no final de setembro de 2022, o governo pretende incentivar a entrada regular no país.

Assim, o estrangeiro que pretenda viver e trabalhar em Portugal, poderá requerer o visto próprio destinado a esta finalidade.

Segundo o governo português, quase 10.000 brasileiros chegaram a se inscrever no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), após a liberação para as inscrições desse novo visto.

Fonte: Mundo Lusiada