O estudo ‘Observatorio DayOne de startups na Península Ibérica’, apresentado no dia 14 de julho, analisou o perfil do empreendedorismo em Portugal e Espanha com base em 993 startups da Península Ibérica e concluiu que houve 15 startups sediadas em Lisboa que obtiveram financiamento total de 3,591 milhões de euros, e 18 startups com sede no Porto que angariaram financiamento de 6,676 milhões de euros. No total, estas 33 startups portugueses levantaram 10,267 milhões de euros.
O mesmo estudo, realizado pelo banco espanhol Caixabank e pela faculdade de gestão de empresas espanhola IESE, mostrou também que as startups portuguesas estão entre as mais endividadas: a média da dívida total das startups em Lisboa alcançou os 74.470 euros e, no Porto, aproximou-se dos 151,5 mil euros.
No entanto, as startups portuguesas estão entre as que mais recorrem a capitais próprios para investir. Neste sentido, as startups lisboetas foram as que mais capitais próprios investiram com pouco mais de 314 mil euros, enquanto as do Porto investiram mais de 219 mil euros.
Fonte: Caixabank / O Jornal Económico