[info PT] 47% das PMEs perdeu mais da metade do seu volume de negócios

De acordo com um estudo da Sage, 47% das pequenas e médias empresas (PME) afirma ter perdido mais da metade do seu volume de negócios desde o início do período de pandemia. Os setores mais afetados foram o do turismo, da restauração, comércio por grosso, banca e seguros, imobiliário e ainda o de comércio/oficinas automóveis.

ODSF-Info-PT2-300x300 [info PT] 47% das PMEs perdeu mais da metade do seu volume de negócios

34% das empresas inquiridas recorreu à aplicação do lay-off (de forma total ou parcial). Adicionalmente, 24% das PME recorreu ao teletrabalho (total ou parcial) e 16% teve de reduzir o número de colaboradores, quer através da não renovação de contratos, do cancelamento de novas contratações ou mesmo através de despedimento.

No que toca ao apoio económico e financeiro, 47% indica não ter recorrido a quaisquer medidas. Entre as restantes, destaca-se que 28% diferiu os pagamentos à segurança social; 25% diz ter fracionado o pagamento de obrigações fiscais ou contributivas; 22% se candidatou ao programa de créditos de apoio às empresas; e ainda 21% pediu moratórias em relação a créditos já existentes.

Fonte: AICEP/Sage