[info PT] Lisboa sobe cinco lugares na lista das melhores cidades do mundo para 2024

Lisboa foi considerada a 32.ª melhor cidade do mundo para 2024, de acordo com o estudo ‘World’s Best Cities’ da consultora Resonance Consultancy, o que representa uma subida de cinco lugares em relação à lista do ano passado.

Ainda em 2023, a capital portuguesa já tinha sido considerada a 23.ª melhor cidade da Europa num estudo da mesma empresa.

Entre os vários fatores tidos em conta para a elaboração desta lista, Lisboa situa-se em 16.º em Qualidade de Vida, 39.º em Atratividade e 112.º em Prosperidade.

Outro motivo invocado para esta boa pontuação são os 2.799 horas anuais de sol – o máximo de qualquer capital europeia.

Há também o transporte público, a facilidade de caminhar (distâncias mais curtas) e os mais de 200 quilómetros de ciclovias inauguradas no último ano.

[info PT] Lisboa sobe cinco lugares na lista das melhores cidades do mundo para 2024

O estudo também menciona o problema da habitação em Lisboa e a forma como esta a ser combatido. De um lado, os novos residentes – alguns com vistos de trabalho remoto (o mais recente exige um salário mensal de cerca de 2.600 euros) – impulsionam os preços das casas.

Por outro lado, simultaneamente, as proibições temporárias de licenças do Airbnb visam manter a cidade acessível aos residentes cujo salário mínimo está bem abaixo de 950 euros por mês.

A melhor cidade do mundo, pelo oitavo ano consecutivo, é Londres, considerada a capital das capitais, alcançando a melhor classificação entre todas nas categorias de Qualidade de Vida e Atratividade e a terceira melhor nota em Prosperidade.

O top 3 fica completo com Paris – elogiada pelas mudanças urbanísticas e de mobilidade – e Nova Iorque – cidade que duplicou o número de turistas nos últimos dois anos.

Na lista das 10 primeiras estão ainda Tóquio, Singapura, Dubai, São Francisco, Barcelona, Amesterdão e Seul.

Fonte: Diário de Notícias / TPN / AICEP