[info PT] Mercado de TI em Portugal ultrapassou os cinco mil milhões de euros em 2022

Segundo dados da IDC Directions e da BusinessIT, o mercado das Tecnologias da Informação (TI) em Portugal cresceu 3,9% em 2022, tendo ultrapassado pela primeira vez os cinco mil milhões de euros de receita.

As Tecnologias da Informação já fizeram crescer a economia portuguesa antes da pandemia. Entre 2015 e 2020, o setor já tinha reforçado a sua importância na economia nacional, já que neste período o seu peso no PIB aumentou 0,8%, emprego e as receitas cresceram 10%, e o número de empresas aumentou 6%.

Além disso, o software e serviços de TI registaram um aumento entre os 10 e os 15% e as exportações cresceram em média 15% no período em análise.

[info PT] Mercado de TI em Portugal ultrapassou os cinco mil milhões de euros em 2022

Atualmente, o setor da TI em Portugal inclui um ecossistema robusto de startups e alguns unicórnios de dimensão internacional, avaliados em mais de 33,9 mM€. Entre eles estão a Farfetch, Talkdesk, Outsystems, Sword Health, Feedzai e Remote.

Futuramente, até ao final de 2025, a transformação digital vai representar 50% de todo o investimento nacional em tecnologia.

No entanto, segundo as fontes acima citadas, os líderes das empresas portuguesas do setor ainda não teriam estratégias totalmente alinhadas às dos CEO de países mais desenvolvidos tecnologicamente.

Contudo, os estudos abaixo, da AICEP e da Portugal Digital, reforçam a importância das TI no tecido empresarial português e internacional, potenciando a sua competitividade e transformação digital.

Par mais informações, consulte:

– Setor TI em Portugal – Oportunidades de Internacionalização

– Estudo setor das Tecnologias de Informação e Comunicação- Uma fotografia detalhada

– Portuguese Tech Sector

Fonte: AICEP / BusinessIT / IDC Directions