Conheça o Programa de Retorno Voluntário Sustentável

O programa de Retorno Voluntário Sustentável é um projeto financiado pelo fundo europeu, com a coordenação da OEI, Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Em Portugal, a entidade que coordena este programa é a ALCC, Associação Lusofonia Cultura e Cidadania.

No atual contexto de crise econômica, o desemprego e a falta de oportunidades têm dificultado o projeto de vida dos imigrantes. E, portanto, pensando nesses imigrantes é que foi desenvolvido o projeto de retorno voluntário sustentável, que tem por objetivo aproveitar a experiência que o imigrante adquiriu, melhorando a sua qualificação, para que o retorno ao país de origem seja bem sucedido.

71.1-350x230 Conheça o Programa de Retorno Voluntário Sustentável

O programa é dirigido a todos os imigrantes oriundos da América Latina, que desejam regressar ao seu país de origem. Além de Portugal, o programa é desenvolvido na Espanha, na Itália e no Reino Unido, que são os países onde mais se concentram esses imigrantes.

O programa é destinado para homens e mulheres, entre os 25 e 45 anos, que seja nacional de algum dos seguintes países da América Latina: Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru ou Paraguai.

Além disso, o candidato deve residir preferencialmente na grande Lisboa, ter freqüentado a escola durante 8 -10 anos, ter conhecimentos básicos de informática e possuir uma situação econômica instável. Contudo, não deve possuir processos judiciais pendentes.

airport-1822133_960_720-350x230 Conheça o Programa de Retorno Voluntário Sustentável

O programa oferece a passagem de avião para o seu país de retorno, apoio na construção de um plano de retorno e de formação e de reinserção laboral, informação sobre os recursos de formação e emprego que existem em seu país, além de formação personalizada em uma destas áreas: construção, tecnologia e comunicações, turismo e hotelaria, comércio e micro empreendimento.

Caso tenha interesse e se enquadre nos requisitos do programa, acesse o site da Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, lusofonia.com.pt, entidade responsável pelo programa em Portugal e descubra como candidatar-se ao Retorno Voluntário Sustentável. Mais informações também pelo telefone 21.803.1921 ou pelo email: retornovoluntarioalcc@gmail.com

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

Receba conteúdos exclusivos sobre Portugal e Brasil

Não enviaremos spam. Respeitamos sua privacidade.

[*Fonte das imagens: Pixabay]