Estudar no exterior

É notório que nos últimos anos o número de brasileiros interessados em estudar na Europa tem crescido. O desafio de estudar no exterior tem sido um grande atrativo para os brasileiros, que buscam não apenas o conhecimento acadêmico de qualidade, mas, sobretudo, uma vivência diferente, com culturas, línguas e pessoas das mais diversas nacionalidades. Entretanto, apesar das condições acessíveis para a obtenção do visto de estudante, é preciso ter atenção às exigências de cada país.

Antes de tudo, é preciso verificar na universidade de interesse quais são os documentos necessários e os prazos para que seja efetivada a sua inscrição, lembrando que a carta de aceitação da universidade é imprescindível para aplicar seu pedido de visto.

Estudar no exterior

Além disso, é importante ter atenção que o procedimento correto para o pedido de visto é solicitá-lo no país de origem, junto do Consulado do país que se pretende estudar, antes mesmo de iniciar os seus estudos.

Alguns estudantes têm optado por solicitar o visto apenas quando já se encontram no país. Todavia, este procedimento pode ser arriscado, pois se o estudante entrar no país estrangeiro com a finalidade de estudar naquele país, deve apresentar na imigração o visto apropriado. Caso o estudante apresente visto de turismo, por exemplo, principalmente nos países em que não é preciso solicitar visto de entrada, poderá ter problemas na imigração se a finalidade da viagem não for realmente a de fazer apenas turismo.

O melhor é sempre tentar saber as regras de imigração de cada país através de seus Consulados. Aliás, o prazo para concessão do visto também é um detalhe importante a saber com antecedência.

Estudar no exterior

Por fim, cabe ressaltar também que a maioria dos países permite que os estudantes trabalhem em regime de tempo parcial, desde que esse regime seja compatível com os estudos. Para isso, verifique essa possibilidade junto do Consulado do país que se pretende estudar.

Poderão encontrar mais informações sobre universidades, bolsas, cooperação internacional entre o Brasil e outros países no site da CAPES: www.capes.gov.br.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

[*Fonte das imagens: Unsplash]