Empreendedorismo imigrante em Portugal

Na atual conjuntura econômica, uma das maneiras para sair do desemprego é a criação do próprio negócio.

É notório o crescente número de imigrantes que tem vindo a desenvolver negócios bastante promissores, resultando em vantagens tanto nos países de origem quanto no país de acolhimento.

Neste artigo, abordaremos quais as oportunidades para desenvolver o empreeendedorismo imigrante em Portugal.

O empreendedorismo é uma ação inovadora que pode diversificar o mercado, podendo permitir crescimento econômico, novas oportunidades, geração de emprego e melhorias sociais.

Em Portugal, o Alto Comissariado para as Migrações – ACM tem desenvolvido um projeto que visa incentivar os imigrantes a criarem o seu próprio negócio.

Este incentivo, além de trazer os contributos do empreendedorismo, também proporciona uma maior integração do imigrante e de sua família no país, como implica uma mais-valia para a sociedade portuguesa.

Assim, os imigrantes interessados em abrir seu próprio negócio poderão, através do Projeto de Promoção ao Empreendedorismo Imigrante – PEI, ter todo o apoio para o desenvolvimento e criação do seu negócio.

Desta forma, o PEI conta com uma equipe de formadores e agentes de mediação intercultural para o empreendedorismo, com vista a mobilizar e capacitar às instituições parceiras para a promoção do empreendedorismo.

O empreendedor imigrante interessado nas atividades desenvolvidas pelo projeto PEI deve dirigir-se ao ACM, Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), ou às Associações de Imigrantes abrangidas neste projeto.

Para maiores informações, acesse o portal do ACM.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

[*Fonte das imagens: Unsplash]

1 comentário


  1. Boa Tarde
    Residi em Portugal por dois com autorização de residência como estudante e, agora gostaria de voltar ao país para abrir meu negócio próprio – loja de produtos brasileiros – assim, gostaria de saber qual procedimento devo seguir aqui pelo Brasil para solicitar este tipo de autorização. Seria uma renovação de residência ou uma nova autorização ou visto?

Comentários encerrados.