Crédito imobiliário para emigrantes brasileiros

O crédito imobiliário para emigrantes brasileiros foi outro tema tratado na Semana do Trabalhador Brasileiro no Exterior, realizado nos dias 5 e 6 de Junho, em Lisboa, este crédito visa adquirir um financiamento imobiliário no Brasil, sendo que o brasileiro no exterior poderá realizar remessa de recursos para comprovação da sua capacidade de pagamento.

Este financiamento imobiliário é realizado através da Caixa Econômica Federal e após 12 meses de remessas para o Brasil, a Caixa poderá conceder um financiamento habitacional, desde que o emigrante não possua restrição cadastral ou qualquer outro impedimento.

O valor do depósito mensal é determinado pelo emigrante, entretanto, convém fazer um simulado utilizando o simulador habitacional disponibilizado no portal da Caixa, para verificar qual o valor ideal recomendável para depósito.

Esses depósitos que serão realizados por 12 meses, irão comprovar a sua capacidade de pagamento ao financiamento, por isso, os pagamentos mensais deverão ser realizados com rigor, sem atrasos e de forma ininterrupta.

Crédito imobiliário para emigrantes brasileiros

O emigrante brasileiro poderá enviar os depósitos mensais por ordem de pagamento do exterior por meio dos bancos correspondentes, ou ordem de pagamento do exterior por meio dos parceiros da Caixa, que estão divulgados no site.

As remessas internacionais devem ser enviadas pelo próprio emigrante titular da conta poupança.

Após os 12 meses ininterruptos de depósitos na Conta Poupança Emigrante, o brasileiro tem um prazo de até 60 dias para solicitar em qualquer agência da Caixa a realização de uma avaliação para obter o financiamento imobiliário, que está condicionada aos depósitos regulares e a inexistência de restrição cadastral ou situação de mora ou inadimplência perante o Sistema Financeiro Nacional.

Entretanto, se o brasileiro residente no exterior possuir um comprovante de rendimentos provenientes de fontes situadas no exterior não precisa efetuar os 12 depósitos mensais em conta, pois poderá comprovar o seu rendimento através da Declaração de Imposto de Renda no país de residência ou comprovante de seu rendimento mensal.

Para obter informações adicionais, e utilizar o simulador habitacional, acesse o portal da Caixa Econômica Federal, www.caixa.gov.br/caixainternacional e esteja atento a todas as condições do programa, que pode ser muito útil para quem pretende mesmo de longe realizar o sonho da casa própria.

(Vanessa C. Bueno)

vanessa@odireitosemfronteiras.com

[*Fonte das imagens: Unsplash]

2 Comentários


  1. sou imigrante aqui nos estados unidos a 14 anos,vivendo em massachussets,hyannis,queria saber o que e como fazer para obter um financiamento para uma construcao,sendo que ja sou dono de um lote de 460 metros quadrados,e queria investir na construcao de um sobrado de 2 andares,ou seja 2 apts….por favor me enviem uma resposta de qual seria meu procedimento


  2. Me desculpem. Mas entrou na remessa de pagamentos no exterior a CEF, já não confio. Aliás, , falou em banco brasileiro, devemos ficar com os dois pés atras.
    Culpa do atual governo.
    Ou se abre no banco de origem uma conta para efetuarmos os pagamentos, ou se envia em espécie, direto para o credor em dólar ou euro, conforme o caso.
    Não devemos confiar nesses bancos brasileiros. Essa é a minha opinião.

Comentários encerrados.